Segurança

Nos últimos anos, intervimos na segurança pública com obras e políticas públicas que colaboram para prevenir, facilitar o trabalho das forças policiais e transformar São Luís em uma cidade, sobretudo, mais humana e segura para todos.

Intervimos na segurança no momento em que implementamos o maior programa de urbanização de bairros e de mobilidade urbana da história de São Luís. Obras que envolvem a pavimentação de vias e a construção de pontes permitem que vários serviços possam efetivamente chegar à vida das pessoas, e isto inclui a atividade da polícia.

No Polo Coroadinho, por exemplo, estamos pavimentando mais de 30 km de ruas e avenidas de 29 comunidades. Após décadas de espera, a ação da Prefeitura está chegando onde a população mais precisa. No Alto da Boa Vista, conhecido como Morro do Zé Bombom, a polícia praticamente não chegava porque havia apenas um acesso ao local. Nós enfrentamos este desafio histórico e construímos outra via de acesso ao local, fazendo com que a polícia possa agir na comunidade quando necessário.

Edivaldo_Holanda_Junior_vistoria_obras_coroadinho_190316_fotobaeta12
Rua pavimentada no Morro do Zé Bom Bom

Intervimos quando tornamos a cidade mais iluminada. Em minha gestão, os investimentos na melhoria da iluminação pública foram feitos de três maneiras: modernização e expansão da rede; substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas com tecnologia LED; e implantação de iluminação artística em nossos principais cartões postais.

Alguns números são importantes: expandimos em 10 mil o número de pontos de luz na cidade. Assim, reforçamos a iluminação em alguns bairros e fizemos o serviço chegar a comunidades, por exemplo, da zona rural. Além de expandirmos o serviço também modernizamos cerca de 43 mil luminárias. São Luís agora tem iluminação LED em mais de 50 km de avenidas e ruas que ganharam um novo visual e estão mais seguras.

Imagem_Aerea_noturna_Sao_Luis
Vista aérea de Avenida com Iluminação de LED

Intervimos quando iluminamos campos e quadras esportivas com a instalação de mais de 1.200 luminárias LED.

Intervimos quando trabalhamos políticas de assistência, educação, saúde e segurança, todas juntas. O Circo Escola, a Casa do Bairro, o Dançando e Educando, são verdadeiros instrumentos de transformação de vidas. Por exemplo, hoje mais de cinco mil crianças e adolescentes em situação de risco estão inscritos nos nossos programas de convivência e fortalecimento de vínculos. Trabalhando a base de uma educação integral garantimos segurança social e muito mais oportunidades de futuro às nossas crianças e jovens.

Intervimos quando apostamos em programas como o “Crack é possível Vencer’. É através deste programa de combate as drogas que estamos dobrando o número de câmeras de vigilância na região do Centro Histórico. Ao mesmo tempo, oferecemos atenção socioassistencial e de saúde às pessoas em situação de risco, muitas delas moradores de rua, que encontram na ação da Prefeitura a segunda chance que precisam para se reerguer.

Por fim, intervimos quando ressignificamos espaços. Revitalizamos 26 praças que antes eram ocupadas pela criminalidade, e que hoje são espaços de convivência de pessoas de todas as idades.

A Praça do Pescador é um local emblemático. Conhecida no passado pelo nome de “Inferninho” era frequentada por usuários de drogas, ponto de prostituição infantil e foi palco de dezenas de assassinatos. Através de parcerias com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e com a fundação italiana, Senza Frontiere, a recuperamos e garantimos sua manutenção. Hoje, o local oferece uma quadra esportiva e uma área de convivência que a população já abraçou.

A minha gestão trabalha segurança a partir da garantia de condições que gerem impacto positivo na vida das pessoas, seja intermediando conflitos, iluminando, ou mesmo integrando toda a cidade. É assim que estamos fazendo uma São Luís melhor para se viver.

Reinauguracao_praca_nossa_senhora_carmo_coroadinho
Praça com iluminação de Led no Coroadinho