Meio Ambiente

SaoLuis_aterro_ribeira_meio_ambiente
Meio Ambiente e Aterro da Ribeira

Os ludovicenses sabem que historicamente nossa cidade enfrenta problemas com relação ao descarte do lixo e meio ambiente, mas este quadro está mudando e nossa cidade está se tornando mais sustentável. Um importante passo que demos na área, foi a criação de mecanismos e ações que deram fisionomia a atual política de resíduos sólidos, até então inexistente em São Luís. A capital tornou-se uma das primeiras capitais brasileiras a adequar-se ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Em 2015, executamos uma ação que culminou no fechamento do Aterro Sanitário da Ribeira. O local durante cerca de 15 anos foi o principal espaço para descarte de todo tipo de resíduos, mas não suportava mais a pressão diária de milhares de toneladas  de lixo sem as condições e o controle sanitário para isto. Hoje, São Luís conta com um novo aterro sanitário que obedece às determinações técnicas sanitárias previstas na Lei 12.305.

SaoLuis_aterro_ribeira_meio_ambienteEm paralelo, realizamos um investimento no sistema de limpeza pública de São Luís. Mapeamos as regiões ainda não atendidas e otimizamos a logística da coleta, o que nos garante atualmente a manutenção e a regularidade do serviço nos bairros.

Mas, nós não conseguiríamos melhorar o serviço de limpeza sem a colaboração da população. Foi isso que fizemos: unimos o trabalho das equipes de limpeza com o apoio dos moradores. Entregamos três Ecopontos, um investimento fundamental quando falamos em sustentabilidade. Os Ecopontos são uma parceria público-privada, uma forma moderna de unir os esforços do poder público – cujos recursos são limitados – com a iniciativa privada. Nesta gestão estamos construindo Ecopontos em locais que sofrem bastante com o descarte irregular. Já temos três Ecopontos em pleno funcionamento. Um na Avenida dos Africanos, um no Bequimão e outro no Turu. Os espaços, criados pela Prefeitura, são destinados à entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional. 

SãoLuis_ecoponto_coleta_de_lixo
Ecoponto instalado em São Luís

Os produtos recicláveis coletados nesses pontos são enviados a cooperativas de reciclagem. Já os produtos orgânicos, como madeiras, plásticos, vidros e outros são encaminhados para destino final adequado. Além de promover a melhoria da qualidade do meio ambiente da cidade, os Ecopontos melhoram a saúde pública e representam ganhos reais às cooperativas de reciclagem.

A campanha “Mais Limpeza, Mais Saúde” foi outra iniciativa na área da sustentabilidade, levando semanalmente aos bairros diversos serviços como poda, roçagem, pintura de canteiros, readequação da iluminação pública e limpeza mecanizada. O “Mais Limpeza, Mais Saúde” vai além dos serviços de manutenção, ele também promove a arborização e a criação de corredores verdes. Como exemplo, na área da Ponta d’Areia foram plantados 600 exemplares de ipês, palmeiras, salsas e cajueiros ao longo dos canteiros.

A revitalização de praças também melhorou o aspecto do meio ambiente. A Prefeitura recupera o espaço e a comunidade se compromete em cuidar. Esta parceria se consolidou por meio dos Comitês Gestores, cerca de 50 atualmente. Já revitalizamos 26 praças e temos mais 15 com obras em estado avançado ou a serem iniciadas. Com parcerias, vontade política e aliança com a população estamos tornando São Luís uma cidade cada vez mais sustentável e amiga do meio ambiente.

REFORMA PRAÇA DO PESCADOR PORTINHO-SaoLuis
Praça do pescador no Portinho