Monitoramento do trânsito na capital

Já está em funcionamento a Central de Controle Operacional  que vai monitorar diariamente o trânsito nas ruas e avenidas de São Luís.

Central de trânsito facilitará o cotidiano de motoristas e pdestres.
Com a central de videomonitoramento, o trânsito da capital será observado 24 horas por dia.

Trânsito mais seguro e com acompanhamento em tempo real. Esta é a proposta da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO).  A nova ferramenta, implantada por Edivaldocomeçou a funcionar nesta quarta-feira (26) na capital. Com ela, todo o sistema de trânsito e transporte da cidade será monitorada diariamente.

A central já  está instalada em uma sala especial da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e soma-se às melhorias do sistema de transporte público de São Luís.O serviço permite a fiscalização mais rigorosa do cumprimento das Ordens de Serviço (OS) determinadas pela Prefeitura às linhas de ônibus, como, por exemplo, saber se os veículos em circulação estão cumprindo plenamente a rota, nos horários determinados e na quantidade certa.

O secretário municipal da SMTT, Canindé Barros,explica detalhes sobre este investimento e como ele contribuirá para a organização diária do tráfego na capital:

Antes, não tínhamos como realizar plenamente essa fiscalização e isso dificultava-nos dar uma resposta às reclamações da população sobre atrasos, redução de veículos em circulação, alteração de trajetos, entre outras questões. Agora, a partir da implantação desse serviço, vamos ter mais severidade no controle e no cumprimento dessas operações, para que as rotas sejam de fato cumpridas da forma exigida por contrato e para que a população não passe mais tempo que o necessário esperando nas paradas de ônibus”, afirmou

Leia mais :

OAB reconhece melhorias no Hospital da Criança

Conheça o Plano de Governo do 12

Ônibus climatizados na capital
Novos ônibus climatizados já integram a frota da capital.

Tecnologia a favor do trânsito

O novo serviço fará a fiscalização via web, por meio de GPS e 60 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, para a captação de imagens em tempo real de todo o trajeto feito pelos ônibus. O acompanhamento será realizado em todo o sistema, desde quando os ônibus saem da garagem até o destino final das linhas, com controle nas garagens e terminais de integração também.

As imagens captadas nas vias e as informações operacionais são enviadas à central instalada na SMTT, onde 16 técnicos divididos em quatro turnos de trabalho farão a análise das informações recebidas e disponibilizadas em oito painéis de observação.

Outro grande benefício do serviço é que a CCO terá controle também sobre ocorrências em casos de violência acontecidos no interior dos veículos, por meio do “botão de pânico” disponibilizado em todos os ônibus. O dispositivo é interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para comunicação imediata em casos de assaltos ou outro problema qualquer de violência verificado no interior dos veículos.

Acompanhamento

A central permitirá, ainda, verificar se os ônibus estão saindo no horário certo do ponto final e chegando ao seu destino na hora prevista; registrar a quantidade exata da frota circulando no momento da análise, a velocidade dos veículos, o tempo das paradas, se estão atrasados ou adiantados, a previsão de chegada ao ponto final, se há lentidão no trânsito em algum ponto da cidade, entre outras informações.

Além disto, o sistema terá maior controle também sobre desvios de rotas ou se o trajeto está sendo cumprido apenas parcialmente, por exemplo. E poderá intervir quando detectar algum congestionamento no trânsito para orientar sobre desvios ou a melhor rota a ser cumprida naquela situação. Vai instruir também quando houver alguma colisão nas vias integradas ao sistema de controle, para tomadas de providências imediatas para desafogamento do trânsito e orientação aos motoristas.

Novos  Ônibus

Além da Central de Controle Operacional, mais 10 ônibus novos foram colocados em circulação na capital, nesta terça-feira (26). Os veículos vão atender a região abrangida pelo Terminal de Integração do São Cristóvão, fazendo a cobertura de rotas para a Cidade Operária, São Raimundo, Santa Bárbara, entre outros bairros da área.

Com a disponibilização de mais estes 10 ônibus, o Sistema de Transporte Público de São Luís contabiliza agora 150 veículos novos integrados ao sistema, dos 210 previstos para serem entregues até o fim do ano, como parte dos lotes exigidos pela licitação do transporte, realizada este ano pela Prefeitura da capital maranhense.

Edivaldo Holanda Junior

Edivaldo Holanda Junior

Edivaldo Holanda Júnior já foi vereador e deputado federal. Atualmente é prefeito de São Luís e candidato à reeleição para continuar melhorando a vida das pessoas.