OAB reconhece melhorias no Hospital da Criança

Durante visita ao Hospital da Criança, a Comissão de Direito à Saúde da OAB viu de perto as melhorias implantadas por Edivaldo na unidade.

Hospital da Criança possui tambem uma brinquedoteca para pais e filhos.
Mães em momento de descontração com seus filhos na brinquedoteca do Hospital da Criança.

Melhorias executadas e comprovadas. Foi nessa perspectiva que a direção do Hospital Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança, apresentou nesta terça-feira (25), à Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA) os avanços alcançados pela unidade este ano.

Durante uma visita às instalações da casa de saúde, o presidente da Comissão, advogado Hélio Maia, acompanhado por membros do órgão, verificou o atual momento do hospital, que passa por ampla reforma estrutural para transformar-se na maior unidade de urgência e emergência infantil do Estado.

Percebemos que a maioria dos problemas observados anteriormente, em vistoria realizada pela Comissão à casa em meses passados, foram superados; os corredores estão vazios e bons programas como ‘O Melhor em Casa’ estão sendo executados a contento pela unidade para desafogar as enfermarias“, disse Hélio Maia.

A diretora geral do Hospital da Criança, Silvana Helena Serra, e sua equipe de trabalho, apresentaram aos membros da Comissão a ampliação da sala de reanimação e do setor de observação, a implementação da Classificação de Risco, a criação da sala de pequenos procedimentos, a criação da Unidade de Saúde Transfusional e a melhoria do setor de nutrição com ampliação do espaço.

E ainda tem mais! Instalação de Raio X e ultrassom digitais, ampliação do número de técnicos de enfermagem e a instalação de uma brinquedoteca para entretenimento das crianças internadas na área de isolamento.

Leia mais:

Parcerias para seguir em frente

Gestão com os pés no chão

Comissão da OAB em visita ao Hospital da Criança.
Comissão da OAB aprova as melhorias implantadas por Edivaldo no Hospital da Criança.

 

Mais avanços no Hospital da Criança

Além de todo este investimento apresentado aos membros da OAB, foram adotadas medidas cruciais para reduzir o índice de infecção no hospital, o que resultou na queda em 20% da taxa de infecções adquiridas por pacientes na unidade.

Para isso, foram incluídos na rotina da unidade procedimentos essenciais para o alcance desse objetivo.

Entre os procedimentos adotados está a restrição do número de acompanhantes e de visitas à UCI, campanhas para orientar a necessidade da lavagem correta das mãos, impedir a permanência de acompanhantes com bagagens nas enfermarias, a não utilização de adornos, entre outras medidas.

Monitoramento

A direção do HC realiza ainda reuniões permanentes com os profissionais da unidade e estudos de casos, registrados em ata, para detectar falhas procedimentais com relação à segurança sanitária do hospital e para tomada de providências visando a redução da incidência de infecções.

De janeiro a setembro deste ano, o Hospital da Criança realizou uma média de 622 mil atendimentos. A perspectiva é atender aproximadamente um milhão de crianças até o fim deste ano. A casa realiza atendimentos de média complexidade, disponibilizando à comunidade 107 leitos de internação.

O Hospital da Criança é o único no atendimento especializado de urgência e emergência para o público infantil e além da capital, recebe também pacientes do interior do Estado. A média de atendimento atual é de aproximadamente 53 mil procedimentos e três mil internações por mês. Esses atendimentos serão duplicados com a entrega do novo Hospital da Criança, que está com obras em andamento.

Brinquedoteca

O clima de internação e tratamento é quebrado com um espaço criado especialmente para a meninada e que tem ajudado na recuperação dos pequenos. A unidade de saúde dispõe de três brinquedotecas equipadas com livros e muitos brinquedos num ambiente colorido e que desperta o otimismo na criança e a esperança nos pais e mães. Uma destas brinquedotecas é destinada às crianças que passam por tratamentos mais delicados. Somado a este espaço diferencial, a unidade dispõe de atendimento em diversas especialidades.

Obras

O atendimento na saúde infantil ofertado pela Prefeitura de São Luís vai ganhar um salto de qualidade com o novo Hospital da Criança, que está em obras.

O prédio terá quatro andares; ganha mais 91 leitos de internação; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; laboratório de análises clínicas; centro de diagnóstico e imagem; e mais 25 enfermarias totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. O hospital vai ganhar um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte.

A unidade passará a oferecer ainda serviços completos de diagnósticos por imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada. Assim, as crianças internadas no local não precisarão mais ser transferidas a outras unidades, concluindo ali todo o tratamento.

Edivaldo Holanda Junior

Edivaldo Holanda Junior

Edivaldo Holanda Júnior já foi vereador e deputado federal. Atualmente é prefeito de São Luís e candidato à reeleição para continuar melhorando a vida das pessoas.